Se tem um item de decoração que, na minha opinião, faz muita diferença, esse item é o tapete.
Só que eu vejo muita gente usando de forma errada, geralmente, no tamanho e no formato. Mas peraí, Lu, tem regra pra usar tapete? Opa, como tem! Veja abaixo ⤵️
1) Tenha a medida do ambiente:
Os sofás são, geralmente, o ponto inicial dessa medida, assim, você pode considerar o alinhamento do tapete por ele numa sala, deixando que entre aí uns 10 cm pra dentro de seus “pés”, se perto de paredes.
- UMA DICA BACANA: EVITE comprar sofás com metragens “quebradas”, exemplo, 2,70 m, porque não tem tapete pronto com um bom custo-benefício nessa medida, ou seja, vai ter que encomendar o tapete = mais caro! ;/
Para a Sala de Jantar, considere uma medida que não vá atrapalhar o manuseio das cadeiras. Exemplo: uma mesa de jantar de retangular de 2.00 x 1.10 (08 lugares), podemos usar um tapete de 2.50 x 3.00 que atende.
2) Escolha a peça certa:
Para espaços integrados, procure optar por tons parecidos e com estampas diferentes ou uma peça mais lisa e outra estampada.
E cuidado com os mais fofos, que são indicados para quartos e salas de tv em razão de manutenção e durabilidade mesmo.
Se quiser mais personalidade aos ambientes, a sobreposição de peças setoriza e deixa lindo! 🥰
♦️ ATENÇÃO: não deixe as pontas dos tapetes sobrarem muito nos espaços onde haja passagem, porque não fica bonito e corre o risco de começar a dobrar, formando “orelhas”. Atente-se também para a altura dele, que dependendo de onde for, pode gerar tropeços. E última, se tem bichinho em casa, idosos e crianças, opte por peças que sejam fáceis de limpar e antiderrapantes.E pra tem bichinhos, crianças e idosos em casa, prefira peças fáceis de limpar e/ou antiderrapantes.
Projeto Ap TC Morumbi-SP
Foto @giselerampazzo